Economia

Empresa de logística quer atender montadoras do PR

20 set 2001 às 12:21
A Gefco, empresa de logística do grupo Peugeot-Citröen, anunciou ontem que pretende ampliar sua área de atuação para todo o País, em especial para os Estados que concentram indústrias automotivas. O comunicado foi feito pelo diretor-presidente mundial da empresa, Louis Define. Ele esteve ontem no Rio de Janeiro para a inauguração oficial do Tecnopólo, um centro de distribuição localizado no município de Porto Real e que atende a cadeia automotiva da montadora.
Define preferiu não detalhar a estratégia de expansão dos negócios, mas assegurou que está nos planos conquistar clientes no Sul do País, especialmente no Paraná, onde se concentra parte do pólo automotivo nacional. A intenção foi confirmada pelo diretor-geral da Gefco no Brasil, Jean Gerard. Hoje há sete unidades da empresa, mas todas concentradas no Rio de Janeiro e São Paulo.
A Gefco é uma das maiores empresas mundiais do setor de logística, transporte de mercadorias e de veículos. Ela ocupa a décima posição no mercado europeu. No Brasil, o grupo se instalou em 1999 por causa da fábrica da Peugeot, que até este ano era o único cliente. Na Europa, ela já tem como clientes outras montadoras como a Toyota, apesar de a Peugeot representar ainda 60% dos negócios.
A operadora logística faz toda a movimentação de peças para a Peugeot, no sistema "just in time". As operações de comércio exterior e de colocação dos carros e peças de reposição no mercado consumidor também ficam a cargo da empresa.
Mesmo com a possibilidade de ocorrer recessão econômica por causa dos reflexos do atentado aos Estados Unidos, a Gefco avalia que fechará o ano com crescimento em todo o mundo. No primeiro semestre o aumento foi de 18%, sendo que ela faturou 2,6 bilhões de euros no ano passado. Deste total, 17 milhões de euros (R$ 35 milhões) foram na unidade brasileira.
A repórter viajou a convite da Gefco do Brasil.

Continue lendo