Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise

Economistas sobem previsão da inflação neste ano e da Selic em 2025

Fernando Narazaki - Folhapress
19 ago 2024 às 10:35

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Economistas ouvidos pelo Banco Central elevaram a previsão da inflação neste ano pela quinta semana consecutiva e também subiram a estimativa da taxa Selic para 2025.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Rodovias do Paraná

Com participante único, Lote 6 é leiloado com desconto de 0,08%

Imagem de destaque
Indicadores oficiais

Londrina e Curitiba estão no ranking de demanda imobiliária do Brasil

Imagem de destaque
Entenda

Bancos já reduzem limite de crédito para apostadores de bets

Imagem de destaque
Imposto de renda

Receita Federal abre consulta ao lote residual de dezembro na segunda-feira

De acordo com o boletim Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, os analistas esperam que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) termine o ano a 4,22%, crescimento de 0,02 ponto percentual em relação ao último levantamento.

Publicidade


É a quinta semana consecutiva que a previsão do índice sobe. Em 15 de julho, quando a sequência teve início, a expectativa era que a inflação terminasse o ano em 4%.


Em compensação, o mercado diminuiu a previsão para 2025 para 3,91%, uma queda de 0,06 ponto percentual na comparação com a semana passada. Já em 2026 e 2027, a expectativa permaneceu em 3,6% e 3,5%, respectivamente.

Publicidade


Outro índice que teve uma elevação foi a taxa Selic para o próximo ano, que subiu de 9,75% para 10%. A previsão de 2024 foi mantida em 10,5%, patamar atual da taxa básica de juros, assim como os dados para 2026 e 2027, ambos em 9%.


As estimativas dos analistas ocorrem após uma série de eventos com autoridades do BC na semana passada, incluindo o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que transmitiram a mensagem de que é possível a elevação da taxa de juros neste ano caso seja apropriado para controlar a inflação.

Publicidade


No início do mês, dados do IBGE mostraram que a inflação de julho em 12 meses atingiu o teto da meta do BC em 4,5%.


O centro da meta oficial para a inflação é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.


O PIB (Produto Interno Bruto) também subiu na comparação com o último boletim. Nesta semana, os economistas esperam que a economia cresça 2,23% neste ano, contra 2,2% da semana passada. Houve uma redução para 2025 (de 1,92% para 1,89%) e estabilidade para 2026 e 2027 (ambos com 2%).


Imagem
Candidatos de Londrina criticam divisão da prova do Concurso Unificado e elogiam temática
Milhares de candidatos foram para as salas de aulas para fazer a prova do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) em Londrina neste domingo (18).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo