Economia

Dia das Mães aquece o comércio

15 mai 2001 às 11:07

As vendas do comércio curitibano para o Dia das Mães apresentaram um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a expectativa da Associação Comercial do Paraná (ACP). Este ano, o Serviço de Central de Proteção ao Crédito (SCPC) registrou 164.723 consultas durante os sete dias que antecederam a data. No mesmo período do ano passado, o número de consultas foi de 160.064. Em Londrina, o crescimento nas vendas foi ainda maior: 6%.

Em Curitiba, as informações junto ao Videocheque - que são um termômetro das vendas à vista - demonstram números negativos. Enquanto no ano passado foram feitas 129.838 consultas, este ano elas não passaram de 120.123. Os números mostram que os consumidores preferiram pagar suas compras a prazo. Essa tendência tem sido verificada nos últimos meses. Os níveis de oferta de crédito no comércio estão se mantendo estáveis.


E como acontece todos os anos, o maior movimento foi registrado no sábado e no domingo. Uma prova foram as consultas feitas ao longo dos dias aos serviços de apoio aos lojistas. Até o dia 11, sexta-feira, chegaram 134.911 consultas ao SPC e apenas no final de semana outras 29.812.


Confecções, calçados, eletrodomésticos, jóias e flores foram os presentes mais comprados para as mães. A média de preço das lembranças foi de R$ 40,00, de acordo com a ACP.


Já em Londrina, as vendas do Dia das Mães cresceram cerca de 6%, segundo o diretor de Serviços da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Marcelo Cassa. "O aumento do consumo seguiu a tendência do mês de abril", disse. Para Cassa, o aumento se deveu a boa safra de soja deste ano. Na semana passada, foram registradas 25.703 consultas no SCPC e 12.565 no Protecheque, que indica as vendas à vista.


A loja Descontão vendeu cerca de 1,2 mil cobertores na semana passada, mais de mil túnicas de R$ 9,90 e 1,2 mil jaquetas de R$ 19,90. O gerente do Descontão, Antonio Verza Filho, acredita num incremento de vendas de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. "Além de ter esfriado, os trabalhadores receberam seus salários na semana do Dia das Mães. Foi uma combinação feliz", afirmou. "O comerciante que acreditou e preparou um grande estoque vendeu muito."

O chefe de vendas da Casas Pernambucanas, Roberto Rocha, disse que as vendas na loja aumentaram entre 10% e 15% em relação ao ano passado. "O produto mais vendido foi o forno de microondas, que custa R$ 200,00", contou.


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