Contribuintes individuais (empresários e autônomos) e facultativos (donas-de-casa e estudantes) têm até segunda-feira (16) para pagar o INSS referente a novembro, sem multas ou juros, porque a data habitual de pagamento -15 - neste mês cai no domingo.
Já a contribuição dos empregados domésticos, referente ao mês de novembro, poderá ser paga no dia 20 juntamente com a contribuição do 13º salário. A medida do Ministério da Previdência facilita a vida dos patrões, que podem efetuar o pagamento em uma única Guia.
O objetivo da prorrogação é evitar que os empregadores domésticos façam duas guias de contribuição - uma para o pagamento mensal e outra para o abono natalino. Pagando ambas no dia 20, é possível preencher uma só Guia da Previdência Social (GPS). Para fazer um único pagamento, o empregador deve somar o valor da contribuição relativa ao 13º salário e o valor da competência de novembro, e anotar a contribuição de 11/2002 no campo 4 da Guia. Os demais contribuintes (facultativos e individuais) também pagam com a Guia da Previdência, encontrada nas papelarias ou no site do Ministério.