Economia

Comércio reabre e consumidores voltam ao Centro de Londrina

20 abr 2020 às 13:31

O primeiro dia de funcionamento do comércio em Londrina nesta segunda-feira (20), após o isolamento social para evitar a propagação do coronavírus, atraiu mais pessoas para pagar contas do que para comprar. Pelo menos é o que indica as longas filas em frente de alguns estabelecimentos que oferecem crediário, em contraste com outras lojas vazias no Calçadão de Londrina.

O comércio foi autorizado a retomar atividades por meio de decreto do prefeito Marcelo Belinati (PP), que também estabeleceu regras visando a segurança da saúde tanto de consumidores quanto de funcionários das lojas. O MP chegou a tentar suspender, por meio de liminar, na semana passada, a reabertura das lojas e a retomada da indústria e da construção civil em Londrina, mas o pedido foi negado pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, marcos José Vieira, horas antes do funcionamento dos estabelecimentos.


Luís Fernando Wiltemburg/Grupo Folha


O relaxamento das regras prevê funcionamento reduzido, das 10h às 16h, o controle de acesso às lojas e espaçamentos em filas para evitar aglomeração, a exigência de higienização de superfícies e mãos oferecidos pelos lojistas e o uso obrigatório de máscaras.



LEIA MAIS: Presidente da Acil diz que lojas devem adiar multas por atrasos nos primeiros dias

"Londrina tem a oportunidade de dar um exemplo para o País”, diz secretário


Continue lendo