O número de consumidores londrinenses que foram incluídos no cadastro negativo em junho é 4% menor na comparação com o mesmo mês de 2020. A parcela da população que conseguiu quitar seus débitos continua crescendo, aponta o Sistema de Proteção ao Crédito da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).
Os indicadores revelam que, no quadrimestre de março a junho, este é o primeiro mês em que a quantidade de consumidores incluídos na condição de inadimplentes é menor na comparação mês a mês.
Quando considerado todo o semestre, o percentual de pessoas incluídas na base de ‘restrição ao crédito’ ainda é superior em 8% na comparação com o mesmo semestre de 2020. Porém, esse índice tem caído de forma consistente ao longo dos últimos três meses.
No mesmo sentido de otimismo, em junho, houve um aumento de 43% no número de consumidores que deixaram de ser inadimplentes e conquistaram a capacidade de tomar crédito, quando comparado ao mesmo período de 2020. Quando considerado todo o semestre, esse percentual é 9% superior ao primeiro semestre do ano anterior.
"Os dados apontam para um contingente maior de consumidores em condições de efetuar compras a prazo, que estão associadas a produtos de maior valor, mostrando que a economia começa a recobrar sua dinâmica de crescimento”, explica o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci. "Essa percepção está alinhada com a dos gestores do comércio varejista de Londrina que, conforme apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, houve aumento das contratações com carteira assinada neste segmento da economia”, continua.