Economia

Bancários protestam no aniversário do HSBC

26 mar 2002 às 17:34

Bancários de vários estados participaram, nesta terça-feira, em Curitiba de um protesto nacional para marcar o aniversário de cinco anos do HSBC no Brasil. Os manifestantes paralisaram por algumas horas os três centros administrativos do banco - Kennedy, Vila Hauer e Xaxim -, e atrasaram a abertura de dez agências centrais do banco, entre elas a agência Palácio Avenida, que abriga setores de gerência do banco.

O presidente da Federação cutista dos bancários no Paraná, a Fetec, e representante do Paraná na Comissão de Empresa dos Funcionários, Adilson Stuzata, calcula que a atividade mobilizou cerca de 4,5 mil funcionários que trabalham nesses locais.

Em todo País, o HSBC tem 19 mil funcionários. Desde 1º de março, a categoria vem realizando atos públicos e paralisações em várias cidades do País, pressionando o banco a pagar a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O HSBC havia prometido o pagamento em 1º de março, mas alegou ter obtido lucro inferior ao previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários, o que o desobrigaria a pagar a segunda parcela.


Continue lendo