A Ambev anunciou, na manhã desta quarta, a fusão com a cervejaria belga Interbrew. As empresas formarão uma "Aliança Global" para fortalecer a presença das duas empresas no mercado mundial. As duas empresas terão 15% de toda a produção global e passam a formar a maior cervejaria do mundo.
O acordo com a Interbrew garante a empresa brasileira o acesso ao maior mercado do mundo, os Estados Unidos, além de Canadá, México e Cuba. Isso será feito por meio da incorporação, pela AmBev, da Labatt, que tem sede no Canadá mas atua em toda a América do Norte.
A fusão também permite que a Brahma seja uma marca global, junto com a belga Stella Artois e a alemã Beck’s. A aliança entre AmBev e Interbrew será realizada por meio de uma troca de participações entre os acionistas controladores da AmBev e a Interbrew. Um acordo de acionistas garantirá a divisão da operação em bases iguais.
Segundo a direção da Ambev as decisões serão compartilhadas entre brasileiros e belgas. Juntas, as duas cervejarias têm cerca de 70 mil empregados, têm unidades em 32 mercados e produzem cerca de 19 bilhões de litros de cerveja por ano.