Há quem ensaie o samba o ano inteiro esperando pelos dias de Carnaval, o mês de fevereiro abriga fantasias e muita mistura, seja as de ritmos ou de povos. E não é diferente nas cidades do Paraná, mais precisamente ao norte do estado que concentra grandes festas e apreciadores do evento.
Cornélio Procópio já é conhecido por sua tradicionalidade e grande investimento nesse período festivo e de celebrações, é chegada a hora da festa mais brasileira.
BATUCADA E BLOCOS
Leia mais:
Homem é baleado após entrevero por atraso do aluguel em Londrina
Permute de terrenos para sede do Ippul e Codel empaca a pedido da equipe de transição
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Barroso diz que país esteve perto do inimaginável, sobre plano de golpe e morte de Lula, Alckmin e Moraes
A Prefeitura de Cornélio Procópio tem uma programação recheada de atrações, inclusive nacionais, organizada em parceria com a Secretaria de Cultura. Levando a fama de ter a maior festa carnavalesca do interior do Paraná, Cornélio promete um período de muita música, durante os dias 9 a 13 de fevereiro.
O local escolhido para o encontro dos foliões é a Avenida XV de Novembro, percorrendo 3,5 quilômetros até a Praça Brasil, que receberá diversas atrações, como os animados blocos de rua que trazem sua bateria e toda a percussão.
Já consagrados no gosto popular, também conhecidos pela comunidade procopense, os blocos que irão brilhar na avenida são: Bloco Família É Nóis no Samba, Bloco Podi Vim e Bloco do Neno.
Um dos fundadores do “Bloco Família É Nóis no Samba”, também atual presidente do grupo, Valdemir Maria, 50, mais conhecido por Mipe Maria, já anseia por toda a força que o carnaval resgata: “Estaremos com muitas novidades que vão surpreender! Iremos para a avenida com 150 integrantes, 60 só na bateria. O nosso samba enredo vem com o tema ‘Cornélio Procópio a terra prometida’”, conta o presidente do Bloco que completa 19 anos em 2024.
Além da presidência, Mipe Maria comanda o repique, fazendo a entrada da percussão da bateria, momento em que o canto explode e objetivo do Carnaval está feito, todos caem na farra: “Hoje o Carnaval de Cornélio Procópio, se tornou referência em nosso estado, também tem o trio elétrico que arrasta multidões na avenida, o importante é ser uma festa que agrega a todos, sem distinção”.
ARTISTAS NACIONAIS
Durante os cinco dias de festa dedicados ao feriado de Carnaval, apresentações foram selecionadas para atrair a população de toda a região, artistas nacionais e conhecidos já há alguns anos pelos ritmos famosos da época, como o grupo de axé Tchakabum que se apresenta logo após a grande performance de abertura da Banda Juízo na sexta-feira (9), abrindo as festividades na cidade com o trio elétrico.
Banda que retorna para uma segunda apresentação no sábado (10). O vocalista do grupo Sambô, San, comanda o trio no domingo (11), finalizando com Bonde do Tigrão (13), na terça-feira.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: