Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Abordagem inovadora

Cachorros são treinados para detectar câncer de mama

Reportagem Local
18 out 2024 às 10:15
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio às campanhas de conscientização do Outubro Rosa, uma abordagem inovadora se destaca na luta contra o câncer de mama: o uso de cães treinados para detectar a presença de células cancerígenas em estágio inicial. Com seu olfato apurado, esses pets têm se mostrado verdadeiros aliados no diagnóstico precoce da doença.


O Projeto KDOG Brasil, lançado em 2018 em parceria com a SFBO (Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia) e com o apoio da Royal Canin Brasil, é baseado em pesquisas e metodologias desenvolvidas e iniciadas na França. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa oferece uma alternativa não tecnológica e não invasiva para o diagnóstico do câncer de mama, a partir de odores específicos emitidos pelo corpo humano, mas não envolvendo contato direto entre o animal e o paciente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nove dias de evento

Mostra Cultural "Só em Cena" oferece programação gratuita em Maringá

Imagem de destaque
Ex-ministro

Comissão de Ética apura duas novas acusações de assédio contra Silvio Almeida

Imagem de destaque
Nesta sexta-feira (18)

Em Londrina, David Mour homenageia obra de Milton Nascimento

Imagem de destaque
Síndrome respiratória

Casos de Covid estão em queda no Brasil, aponta boletim da Fiocruz


Publicidade

MAIS DE 40 TIPOS 


Com cães das raças Pastor Holandês, Braco Alemão e Pastor Alemão, dentre outras, inclusive cães sem raça definida, o projeto utiliza a odorologia canina, técnica na qual os animais são treinados para identificar odores específicos associados às células cancerígenas em lenços de suor.

Publicidade


O método é capaz de detectar mais de 40 tipos de câncer de mama, além da diabetes e o vírus da Covid 19, demonstrando o poder transformador da colaboração entre seres humanos e animais.


“A parceria com o Projeto KDOG Brasil reflete nosso compromisso com a promoção da saúde e dos reais benefícios da interação humano-animal. A iniciativa demonstra a importância dos pets em nossas vidas e em prol da saúde humana, neste caso para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Graças ao apurado olfato de cães treinados, é possível acelerar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento”, afirma Carla Pistori, diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Cães são treinados para detectar câncer de mama
Descubra como cães treinados estão revolucionando o diagnóstico precoce do câncer de mama no Brasil com o Projeto KDOG, uma alternativa inovadora e eficaz.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo