Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atenção!

Voto em trânsito: prazo para solicitar termina na quinta-feira

Redação Bonde com Agência Brasil
13 ago 2022 às 13:58

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Encerra na quinta-feira (18) o prazo para os eleitores solicitarem o voto em trânsito. O pedido deve ser feito por quem não estiver no domicílio eleitoral no dia da votação, no primeiro turno, em 2 de outubro; e, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro, 


O requerimento para votar longe de casa deve ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento. É possível solicitar o voto em trânsito para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o voto em trânsito vale somente para o cargo de presidente da República quando a eleitora ou eleitor indicar um município localizado em outra unidade da Federação diferente da do município do seu domicílio eleitoral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Maringaense premiada

17 chefs brasileiros estão entre os melhores do mundo no The Best Chef Awards

Imagem de destaque
Confira

CCXP 2024 vai trazer Anya Taylor-Joy, Miles Teller e Sandra Oh ao Brasil

Imagem de destaque
Jogo simples custa R$ 5

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 140 milhões nesta quinta

Imagem de destaque
Lançada nesta quarta

Plataforma dá mapa para acesso ao aborto em casos de feto incompatível com a vida


“Podem votar nos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República apenas eleitoras e eleitores que indicarem para o voto em trânsito um município que esteja localizado na mesma unidade da Federação do seu domicílio eleitoral”, detalha o TSE.

Publicidade


A solicitação para votar em trânsito só pode ser feito para as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. Ainda é possível consultar os locais habilitados a receber o voto em trânsito no site do TSE. Não há possibilidade de indicar municípios em outros países para o voto em trânsito.


No caso de eleitores com o título de eleitor cadastrado no exterior poderão votar em trânsito se estiverem em viagem ao Brasil. Deve-se indicar o município onde estarão no dia da votação. Também só poderão votar exclusivamente em candidatas e candidatos a presidente da República.


“O voto em trânsito funciona como uma transferência temporária de domicílio eleitoral. A habilitação para votar em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é restabelecida automaticamente”, afirma o TSE.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo