Há 26 dias sem chuva, a estiagem predomina nas regiões Norte e Noroeste do Paraná. Segundo a agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) em Londrina, Evelyn Moraes, o índice pluviométrico registrado nas regiões está abaixo da média histórica desde abril deste ano. "O esperado em abril eram 112 mm de chuva e só houve registro de 9,2 mm. Em maio, choveu 26,8 mm, quando a estimativa era de 119 mm. Em junho, choveu 32,4 mm e o esperado era 96 mm", afirma.
No dia 21 de junho, data que marca o início do inverno, houve um bloqueio atmosférico: uma massa de ar quente e seco impediu que a chuva chegasse. As regiões mais afetadas foram o Norte e o Noroeste do Estado.
A umidade relativa do ar ideal para a saúde humana é de 60%. Porém, devido ao bloqueio atmosférico, os londrinenses sofrem entre as 10h e as 20h: os índices variam entre 35% e 50%.
Sem previsão de chuva para a primeira quinzena de julho, as lavouras de trigo, que não exigem muita umidade, estão recebendo ajuda do orvalho pela manhã. As outras culturas, como o milho e o feijão, já estão em período de colheita.