O ranking anual World's Best Cities, elaborado pela empresa de consultoria em turismo Resonance Consultancy, consagrou Londres como a melhor cidade do mundo em 2023.
São Paulo ficou em 33º lugar, à frente do Rio de Janeiro, que ocupou a 59º. São as duas únicas cidades brasileiras na lista.
Para decidir as posições, a pesquisa combinou métricas estatísticas e opiniões de visitantes sobre 24 fatores como clima, meio ambiente, diversidade populacional e programação cultural.
Leia mais:
Ano de 2024 foi o mais letal da aviação brasileira em ao menos uma década
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Sogra de suspeita de ter envenenar bolo no RS recebe alta após 18 dias internada
Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA
Estas são categorias que afetam a qualidade de vida de moradores e turistas, segundo o ranking.
São Paulo, que estava no 44º lugar em 2021, subiu 11 posições neste ano. A capital paulista ganhou pontos por contar com grandes comunidades de imigrantes, além de se destacar na gastronomia com diferentes restaurantes e na intensa programação cultural.
Já o Rio de Janeiro recebeu boas notas tanto pelas belezas naturais, como praias, quanto pela vida noturna, com destaque para o samba. A capital fluminense ficou entre as dez primeiras cidades no quesito ao ar livre, que mede as possibilidades de passeios do local.
O ranking World's Best Cities ainda fez uma menção honrosa à Kiev, capital da Ucrânia, pelos esforços de resistência à invasão russa, iniciada há um ano.
DEZ MELHORES CIDADES, SEGUNDO O RANKING
1º Londres, Reino Unido
2º Paris, França
3º Nova York, EUA
4º Tóquio, Japão
5º Dubai, Emirados Árabes Unidos
6º Barcelona, Espanha
7º Roma, Itália
8º Madri, Itália
9º Singapura
10º Amsterdã, Países Baixos