Cinco vezes mais
Um principio de incêndio assustou passageiros que viajavam em um trem da linha 9-esmeralda, da ViaMobilidade, na noite desta segunda-feira (14).
O fogo foi na parte externa em uma das composições na região da estação Granja Julieta, na zona sul de São Paulo.
Imagens gravadas por passageiros e por pessoas que viram o trem passar mostram fogo no pantógrafo, dispositivo no teto do trem usado na transmissão de energia.
É possível ver explosões de dentro do vagão e labaredas saindo pelo lado de fora.
Segundo a empresa, o fogo foi prontamente apagado. Ele teria começado pouco depois das 20h30.
A empresa não explicou o que provocou o princípio de incêndio.
De acordo com a ViaMobilidade, agentes de atendimento da concessionária desembarcaram os passageiros na plataforma e eles seguiram viagem em uma nova composição.
Por volta das 22h30, a circulação ocorria em via única entre as estações Granja Julieta e Morumbi, também na zona sul, com intervalos maiores no local.
Os problemas concessão não são novos. O Ministério Público de São Paulo e a empresa fecharam no ano passado um acordo de R$ 786 milhões para que a concessionária não seja processada pelas recorrentes falhas nas linhas 8-diamante e 9-esmeralda dos trens. Entre as obrigações estão construir escolas e de um complexo esportivo e melhorias em estações.
A Promotoria destacou oito problemas ocorridos desde março do ano passado, como seis descarrilamentos e uma colisão de um trem da linha 8-diamante na estação Júlio Prestes, na região central da capital.
O primeiro ano de operação das linhas após a concessão teve, em média, uma falha a cada três dias. Reportagem da Folha mostrou que foram 166 registros entre janeiro de 2022, quando começou a concessão, até janeiro deste ano.