Um preso que cumpria pena em uma das unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, foi morto na tarde de ontem (5), após tentar fugir. Segundo a Secretaria de Comunicação do Maranhão, Jocean Soares Dantas, que tinha sido condenado a mais de 26 anos de prisão pelos crimes de homicídio e porte ilegal de armas, foi atingido por dois tiros.
De acordo com a secretaria, o detento simulou passar mal e pediu atendimento médico. Após ser levado da cela para a enfermaria da Casa de Detenção (Cadete) e ter as algemas retiradas, Jocean tentou escapar, chegando a lutar com um vigilante. Nesse momento, foi atingido por um tiro no abdome e outro na perna. Levado para o Hospital Municipal Djalma Marques, Jocean não resistiu aos ferimentos.
A Secretaria de Comunicação informou que a Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap) exigiu que a empresa de segurança responsável pela vigilância da unidade penitenciária apresentasse os agentes que estavam de serviço na hora da ocorrência, com suas respectivas armas, além de providenciar assistência à família de Dantas.
Leia mais:
Ano de 2024 foi o mais letal da aviação brasileira em ao menos uma década
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Sogra de suspeita de ter envenenar bolo no RS recebe alta após 18 dias internada
Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA
Esta é a primeira morte registrada em presídios maranhenses este ano. Em Pedrinhas, em 2013, ao menos 60 detentos foram mortos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).