Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Universidade irá apurar

Palestrante mostra as nádegas e rebola em evento da Universidade Federal do Maranhão

Josué Seixas - Folhapress
18 out 2024 às 19:35
- Reprodução/Redes Sociais
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UFMA (Universidade Federal do Maranhão) vai apurar as circunstâncias de uma mesa-redonda em que uma das palestrantes ficou em pé em uma cadeira e rebolou de fio dental com o vestido erguido enquanto cantava uma música de letra erótica, nesta quinta-feira (17).

A universidade, em nota, diz ter considerado a dança inapropriada para a ocasião. O ato ocorreu durante a mesa-redonda "Dissidências de gênero e sexualidades", no evento Gênero para Além das Fronteiras: Tendências Contemporâneas na América Latina e no Sul Global, promovido pelo Gaep (Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política).

A cantora Tertuliana Lustosa, da banda A Travestis, afirmou que a pedagogia que propõe é essa e que a academia não precisa ser hermética, só falar sobre autores ou ser composta de acadêmicos falando para outros, sem incluir a população.

Após a repercussão do caso, ela publicou um vídeo nas redes sociais dançando de forma erótica, afirmando que esse seria o seu posicionamento após tantos pedidos. Na letra, ela diz que ainda será ministra da Educação.

Trecho da letra da música diz: "No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pica. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o cu. Cu, cu, cu, cu, cu, cu, cu. Educando com o cu".

Além de cantora, Lustosa é historiadora da arte e mestranda em Cultura e Sociedade pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Ela também tem um artigo universitário com o nome da música: "Educando com o c*: traveco-terrorismo e descolonialidade de gênero na arte". Lustosa participou de rodas de conversa em outras universidades.

Em sua rede social, Lustosa diz que é nascida no interior do Piauí e criada em Salvador. Ela também conta que costumava cantar paródias de hits do pagode baiano para atrair o público enquanto trabalhava de camelô.

Por meio de nota, a UFMA informou que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis após ouvir todas as vozes. A universidade reforçou que tem compromisso com um ambiente acadêmico, inclusivo, respeitoso e transparente.

O Gaep afirmou que Tertuliana Lustosa fazia parte, na condição de convidada, de uma das mesas do evento e que a artista reproduziu uma de suas músicas e performances no contexto da exposição de sua pesquisa e vivência científica. O grupo não respondeu se já sabia que haveria essa apresentação durante o evento.

LEIA TAMBÉM:

Imagem
Ônibus que levava estudantes a evento de tecnologia em Jacarezinho pega fogo
Um ônibus que levava diversos estudantes a um evento de tecnologia no município de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, pegou fogo devido a uma falha mecânica, no início da tarde desta sexta-feira (18).
Imagem
Quase mil galões de óleo lubrificante falsificado são apreendidos no Noroeste do Paraná
Quase mil galões de óleo lubrificante foram apreendidos pela PCPR (Polícia Civil do Paraná), nesta quinta-feira (17), em dois estabelecimentos comerciais localizados em Umuarama, no Noroeste do Paraná.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo