Em mais uma onda de calor do ano, 11 capitais terão temperaturas máximas acima de 35°C nesta quinta-feira (26), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Leia mais:
Oito restaurantes brasileiros estão entre os cem melhores do 50 Best América Latina
Adultos com diabetes quadruplicam em três décadas e a maioria não recebe tratamento
Autor de atentado deixou mensagem a pichadora do 8/1 e chamou escultura no STF de 'estátua de merda'
Música 'Unstoppable' foi usada em clipe por homem antes de se explodir em Brasília
O Sudeste e o Centro-Oeste serão os mais afetados. A onda de calor está prevista para áreas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e em todo o estado do Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Cuiabá tem previsão de ter a maior máxima em todo país. Para o dia de hoje, o Instituto prevê 42ºC para essa capital. Ontem, o estado mato-grossense também registrou as maiores temperaturas do país, com 43,1ºC na cidade de Água Clara.
Veja as 11 capitais com máximas superiores a 35ºC:
Boa Vista - 37ºC
Campo Grande - 36ºC
Cuiabá - 42ºC
Goiânia - 39ºC
Manaus - 38ºC
Palmas TO - 37ºC
Porto Velho RO - 38°C
Rio Branco - 38°C
Rio de Janeiro - 38°C
São Paulo - 36°C
Teresina PI - 37°C
Além do calor, o alerta se estende para baixa umidade. Boa parte do Brasil - regiões sudeste, centro-oeste, nordeste e sul - sofrerá com a umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%. Há risco de incêndios florestais e à saúde da população.
Inmet dá recomendações para esta quinta: Beber bastante líquido, usar hidratante para pele, umidificar o ambiente, evitar atividades físicas e não se expor ao sol nas horas mais quentes do dia.