A mata atlântica é o bioma predominante em praticamente metade dos municípios do Brasil (49,2%), de acordo com uma classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta sexta-feira (28).
Segundo a publicação, a mata atlântica predomina em 2.741 municípios, seguido pela caatinga (1.095), o cerrado (1.062), a amazônia (503), o pampa (162) e o pantanal (9).
A lista, criada para fins estatísticos, define os critérios de agregação de dados que serão usados pelo instituto em pesquisas e não altera os limites já existentes para biomas ou municípios.
Leia mais:
Todos que participaram da delação correm risco, diz ex-advogado de empresário morto
Caixa relança campanha histórica dos "Poupançudos" para reforçar crédito imobiliário
Por erro em divisa, Paraná pode perder território para Santa Catarina
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Foram definidos, por exemplo, parâmetros para municípios que estão situados em mais de um bioma, que passam a ser classificados de acordo com aquele que representa maior percentual em sua área. São 963 municípios considerados interbiomas (17% do total), a maioria (220) no estado de São Paulo, com divisão entre mata atlântica e cerrado.
Quatro deles estão localizados em três biomas: Piripá (BA), Tremedal (BA), São João do Paraíso (MG) e Cáceres (MT).
A amazônia, apesar de ser o bioma com maior área no país, ocupando 49,5% do território brasileiro, é predominante em apenas 9% dos municípios. Segundo lugar em extensão, o cerrado representa 23,3% da área do país, mas predomina em 19% municípios.
Já a mata atlântica, que ocupa 13% do território brasileiro, está presente em uma faixa densamente povoada, na qual moram 70% da população.
O pantanal predomina em apenas nove municípios, todos em Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, sendo que apenas um deles - Ladário (MS) - está totalmente inserido dentro do bioma.