Internado com princípio de pneumonia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem nesta segunda-feira (5), segundo o infectologista David Uip, um dos responsáveis pelo acompanhamento médico de Lula. Lula foi internado nesse domingo (4), no Hospital sírio-libanês após ter apresentado febre baixa.
O médico, no entanto, afirmou ainda não ter previsão de quando o ex-presidente deixará o hospital. "O dia-a-dia vai nos mostrar o melhor momento que o presidente poderá ter alta", disse David Uip, em entrevista à rádio Estadão ESPN nesta manhã. De acordo com o médico, serão realizados exames para acompanhar o quadro clínico.
David Uip lembrou que, em razão do tratamento contra o câncer na laringe, o sistema de defesa do ex-presidente pode ficar comprometido, o que pode explicar o surgimento de eventuais infecções. "Faz parte de um quadro evolutivo de um paciente que passou por tudo isso [tratamento de radioterapia e quimioterapia]. Era algo previsto", afirmou. O médico ressaltou que a doença foi diagnosticada ainda em fase inicial.
A internação desse domingo foi a segunda do ex-presidente em menos de 30 dias. Em 12 de fevereiro, Lula reclamou de dores na garganta e por recomendação médica ficou uma semana internado. Na ocasião, exames preliminares indicaram o desaparecimento do tumor na laringe.