Uma carga de peixes ornamentais do Brasil cujo destino era Hong Kong, na Ásia, foi apreendida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A operação de rotina resultou na apreensão dos 916 exemplares de peixes ornamentais nativos da fauna brasileira após constatação de irregularidades documentais. A investigação revelou que o exportador, localizado em Belém (PA), apresentou nota fiscal falsa no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) para obter a autorização do Ibama. O documento foi emitido por outra empresa, localizada em Santarém (PA), que teve participação ativa na fraude. Ambas as empresas envolvidas na exportação foram multadas e tiveram as atividades de “exportação de fauna nativa brasileira (20-21)” e “revenda de organismos aquáticos vivos ornamentais (21-70)” suspensas no CTF (Cadastro Técnico Federal).
Os peixes foram resgatados com vida e entregues a empreendimento autorizado pelo Sisfauna (Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre).