Os amantes de frio frequentemente comemoram quando, na previsão do tempo do Bonde, sai que uma frente fria vem se aproximando. Contudo, ao contrário do que parece, não é ela a responsável pela queda nas temperaturas.
Como explica a meteorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) Angela Beatriz Costa, isso acontece porque a frente fria é conseqüência de um contraste térmico associado à redução da pressão atmosférica, à mudança da direção do vento e ao aumento da umidade do ar - fatores esses que são responsáveis pela formação das nuvens de chuva.
Na retaguarda da frente fria, pode vir uma massa de ar menos aquecida, o que deixa as temperaturas amenas. Esse fenômeno pode até aliviar a sensação de calor, mas não necessariamente faz os termômetros abaixarem.
O que realmente faz esfriar são os sistemas de alta pressão, que trazem consigo massas de ar polares, responsáveis também pela formação de geadas na estação do inverno, explica Costa. Eles também estabilizam o tempo, reduzindo as chuvas e trazendo dias de céu azul sem nuvens.
Apesar das chuvas frequentes, os dias deverão continuar quentes e úmidos até o final de março ou o começo abril, quando há mudança de estação.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.