Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Furo ou fake?

Força Aérea desmente Globo sobre áudios vazados da caixa-preta de avião acidentado em Vinhedo

Bruno Souza - Especial para o Portal Bonde
15 ago 2024 às 14:02
- Reprodução/ TV Globo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A FAB (Força Aérea Brasileira) assegurou, nesta quinta-feira (15), que a TV Globo não teve acesso à transcrição dos áudios registrados na caixa-preta do avião da Voepass, acidentado na última sexta-feira (9) em Vinhedo (SP). A emissora apresentou uma reportagem, nesta quarta-feira (14), alegando que teve acesso exclusivo à transcrição dos supostos áudios registrados pelo CVR (gravador de voz presente na cabine de comando do avião).


A reportagem, exibida pelo Jornal Nacional, afirmou que teve acesso à transcrição por meio de investigadores do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Segundo eles, duas horas de conversas entre piloto e copiloto foram gravadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O material jornalístico da TV Globo contatou especialistas para averiguar a suposta transcrição, fazendo uma análise da queda ainda não divulgada oficialmente pela FAB. A repórter também enfatizou que "gritos terminam a gravação".

Leia mais:

Imagem de destaque
Desatualizadas

Saúde atrasa compra, Coronavac vence no estoque e governo Lula perde R$ 260 mi

Imagem de destaque
Salário inicial de R$ 3.893,95

Veja como se preparar para o concurso da Dataprev com 236 vagas

Imagem de destaque
Dados alarmantes

Seca faz rios amazônicos atingirem recordes de baixa

Imagem de destaque
No Rio de Janeiro

Botafogo vence, se distancia na liderança e esfria ânimo do Corinthians no Z4


Após a veiculação do suposto material exclusivo, a FAB esclareceu em nota que "nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo".

Publicidade


Órgão diretamente citado no jornal Nacional, o CENIPA destacou "que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (CBA - Código Brasileiro de Aeronáutica)".


A Força Aérea ainda reiterou que tem compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, assim como respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.


Leia também:

Imagem
Médica veterinária formada pela UEL é uma das vítimas de acidente aéreo em Vinhedo (SP)
A professora e médica veterinária Silvia Cristina Osaki foi confirmada como uma das 62 vítimas fatais do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP), segundo nota divulgada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade