Pneus carecas, desgastes de molas, amortecedores vencidos, terminal de direção, barra axial, buchas, bandeja e cochim de câmbio com vida útil ultrapassada podem ser os vilões de grande parte dos acidentes de trânsito. O alerta é do do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva.
O maior problema da falta de manutenção é que o veículo pode colocar em risco a vida dos ocupantes e de outras pessoas, sendo um fator determinante que pode contribuir para que acidentes graves aconteçam. "O motorista deve se preocupar com as condições de seu veículo para garantir até a sua própria segurança no trânsito", lembra Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA.
Segundo números apurados pelo GMA, no Brasil cerca de 27% dos acidentes são causados por falta de manutenção do veículo. Os itens de segurança (direção, freios, suspensão, pneus e rodas) quando não estão em boas condições podem colocar em risco a segurança do motorista, ocupantes e terceiros. É importante fazer manutenção regular desses itens em uma oficina de confiança.
Idade da frota e manutenção
Do total de 27,8 milhões de veículos que circulam pelo Brasil, segundo Estudo da Frota Circulante do Sindipeças, 20 milhões (63%) possuem mais de cinco anos de idade. A frota brasileira é considerada relativamente nova, com idade média de nove anos. O problema incide exatamente na questão das condições dos veículos. Uma pesquisa da GIPA, órgão internacional especializado pós-venda, revela que o índice de manutenção preventiva cai de acordo com o aumento da idade do carro.
Os dados revelam que em cada 10 carros até dois anos 7 fazem manutenção preventiva, já em veículos com idade entre 10 e 15 anos apenas 4 em cada 10 são cuidados de forma preventiva. A soma dos veículos que não fazem manutenção com idades entre 10 e 15 anos totaliza mais de 5 milhões de unidades, volume superior a frota circulante de automóveis dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia que equivale a 4,9 milhões.
Essa constatação é preocupante, pois com o uso e o aumento da idade, há um desgaste natural das peças que precisam ser repostas por outras de qualidade, conforme recomenda o manual do fabricante para garantir as boas condições do veículo. "O motorista brasileiro ainda não tem o hábito de cuidar preventivamente de seu veículo, muitas vezes, isso acontece por falta de informação sobre o assunto", revela Bento.
Programa de prevenção
Como forma de sensibilizar o dono do carro mostrando os benefícios da manutenção preventiva para garantir um veículo seguro para trafegar e reduzir as emissões de poluentes e consumo de combustível, o GMA tem o programa Carro 100%/Caminhão 100%, que consiste em campanha institucional para conscientizar motoristas e treinamento para mecânicos sobre os conceitos básicos da manutenção preventiva que é mais em conta, em média, 30% do que a corretiva.
Além de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva, o Carro 100%/Caminhão 100% realiza treinamento para melhorar a capacitação de profissionais de oficinas. Criado em 2008, o programa reúne todas as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP), o programa também conta com o apoio do Ministério das Cidades, Denatran - Departamento Nacional de Trânsito, e CET - Companhia de Engenharia de Tráfego.
Para mais orientações sobre manutenção preventiva de veículos acesse o site www.carro100.com.br.