Dez pessoas, entre tripulantes e passageiros do MSC Armonia, da empresa MSC Cruzeiros, que atracou ontem no Porto de Santos (SP), permanecem internados no Hospital Ana Costa.
Eles foram hospitalizados na tarde de sábado (18), logo após o desembarque, com os mesmos sintomas da tripulante Fabiana Pasquareli dos Santos, de 30 anos, que deu entrada no hospital quarta-feira passada (15/02), com tosse e febre. Ela morreu na noite de sexta, após complicações no quadro de saúde, segundo o hospital.
Entre os passageiros internados estão uma mulher e duas crianças, um menino de 11 anos e uma garota de 12 anos, moradores da cidade de Santos, que participaram do mini cruzeiro de três noites, que passou por Ilhabela, Ilha Grande e retornou a Santos ontem. Dentre os sete tripulantes internados, há três mulheres, um homem de Porto Alegre e três estrangeiros, sendo um indiano e dois tailandeses. Os pacientes, que foram internados com um nível mais fraco entre os sintomas apresentados por Fabiana, passam bem e ainda não têm previsão de alta.
Segundo o hospital, exames clínicos foram feitos, entre os quais o do vírus da gripe aviária, H1N1, e encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, que está em recesso neste carnaval, retornado ao trabalho somente na quarta-feira (22/02).
O navio da MSC atracou no Porto de Santos no sábado por volta das 5h30 e funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inspecionaram a embarcação. Os cerca de dois mil passageiros só puderam desembarcar no fim da manhã de ontem, após serem orientados a tomar vacina tríplice antes de desembarcar.