Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja o calendário!

Contran prorroga prazo para realização do exame toxicológico

Redação Bonde com AEN
29 jan 2024 às 13:45

Compartilhar notícia

- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou na última sexta-feira (26) uma deliberação que prorroga o prazo para realização do exame toxicológico para os motoristas que possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E.


De acordo com a Deliberação nº 272 de 25 de janeiro de 2024, motoristas das categorias C, D e E que ainda não regularizaram a situação deverão fazê-lo de forma escalonada. Os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da CNH:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


- Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico;

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Por erro em divisa, Paraná pode perder território para Santa Catarina

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas

Imagem de destaque
Preocupante

Fila do INSS sobe 445 mil em três meses e alcança patamar de 1,8 milhão


- Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.

Publicidade


Imagem
Idoso morre após perder controle do carro e colidir contra árvore na PR-090, em Sapopema
Um homem de 67 anos morreu após colidir contra uma árvore na PR-090, em Sapopema, no Norte Pioneiro do Paraná, na noite deste sábado (27).


Condutores flagrados dirigindo veículos destas categorias com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho; e 31 de maio, se a CNH vencer entre julho e dezembro. 


A multa para quem for flagrado dirigindo com o exame toxicológico vencido é de natureza gravíssima (cinco vezes) no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Publicidade


Um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no começo deste mês apontava que no Paraná cerca de 123 mil motoristas estavam com o exame toxicológico vencido, o que correspondia a 16% do total.


EXAME


O exame toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E desde 2015, no momento da renovação e periodicamente, a cada dois anos e seis meses. Ele detecta o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas.


Imagem
Londrina: vendaval danifica 22 postes e 1.475 domicílios seguem sem luz
Em Londrina, 1.475 domicílios permanecem sem energia elétrica no fim da manhã desta segunda-feira (29) devido ao vendaval que atingiu a região na tarde deste domingo
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo