Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde e agricultura

Chuva preta: fenômeno pode atingir a região sul do país nos próximos dias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 set 2024 às 19:15

Compartilhar notícia

- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Rio Grande do Sul pode ser atingido pela chuva preta nos próximos dias, segundo o alerta da MetSul Meteorologia. A previsão indica que o fenômeno pode se estender também para áreas do Paraná e de Santa Catarina, especialmente a partir de quinta-feira (5). 


De acordo com o Sistema Copernicus, da União Europeia, um extenso corredor de fumaça está se deslocando do Norte ao Sul do Brasil, atingindo também o Uruguai. A grande quantidade de fuligem suspensa na atmosfera pode afetar a saúde da população e a produção de agricultores. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que é a chuva preta e como ela se forma 

Leia mais:

Imagem de destaque
Imposto de renda

Receita Federal abre consulta ao lote residual de dezembro na segunda-feira

Imagem de destaque
Há relatos de discriminação

No Brasil, inspeção de passageiros em aeroportos é aleatória, garante Anac

Imagem de destaque
Não chegou

Três em cada dez residências não têm rede de esgoto

Imagem de destaque
Pacote de gastos

Senado aprova projeto que limita ganho do salário mínimo e muda regras do BPC


O orgão especialista explica que a chuva preta ocorre quando partículas de fuligem presentes no ar se misturam com a umidade e precipitam junto com a chuva. Essas partículas, conhecidas como "soot", são formadas pela combustão incompleta de materiais orgânicos. 

Publicidade


Quando esses materiais não se queimam completamente, acabam formando partículas finas de carbono negro e outros compostos que, por serem extremamente pequenas, podem permanecer suspensas no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias. 


Quais são os impactos para a agricultura 

Publicidade


A chuva preta pode trazer prejuízos às lavrouras, de acordo com João Cláudio Alcântara, doutor em Geografia com ênfase em Análise Ambiental pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). O especialista explica que essa água suja proveniente do fenômeno traz partículas de carbono negro e outros gases poluentes que vêm das queimadas, o que contamina o solo e a vegetação. 


Publicidade

“Esses metariais podem alterar componentes químicos associados aos nutrientes das plantas. Por isso, é fundamental dar atenção às técnicas de manejo do solo e buscar ajuda de um engenheiro agrônomo”, explica.


Imagem
Londrina registra aumento de 225% no número de incêndios ambientais neste ano
Setembro ainda está no começo, mas já apresenta números alarmantes de incêndios ambientais.


Impactos na saúde humana 

Publicidade


Além do impacto no meio ambiente, o especialista conta que a fuligem presente na chuva preta contém várias substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais à saúde humana. 


“A exposição contínua a esses poluentes pode causar problemas respiratórios, cardiovasculares e outras condições de saúde adversas. Nesses casos, é fundamental procurar ajuda médica o quanto antes”, enfatiza Santos.

Publicidade


Cuidados com a saúde 


A população deve seguir as recomendações do Ministério da Saúde para reduzir a exposição às particulas das queimadas, sendo que a principal é aumentar a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e protegidas.

Publicidade


Além disso, é recomendado permanecer em ambientes fechados e, quando possível, buscar ambientes com ar condicionado e filtros de ar para reduzir a exposição; manter portas e janelas fechadas durante os horários de maior concentração de poluentes no ar para minimizar a penetração da poluição externa.


É importante ainda evitar atividades físicas ao ar livre durante este período do ano e não consumir alimentos, bebidas ou medicamentos que tenham sido expostos a detritos de queima ou cinzas. Outro cuidado seria a utilização de máscaras, preferencialmente, do tipo N95, PFF2 ou P100, para aqueles que precisam sair de casa.


O que podemos fazer


Embora o fenômeno da chuva preta seja alarmante, a conscientização e a adoção de medidas preventivas podem mitigar seus efeitos. 


“É vital que as autoridades tomem ações imediatas para combater as causas das queimadas e melhorar a qualidade do ar. Do contrário, todos nós podemos ser impactados direta ou indiretamente”, complementa o professor João Cláudio Alcântara dos Santos.


Imagem
Canhão para 'espantar pombos' do bosque é testado em Londrina
A parafernália, emprestada de uma empresa privada, disparava a cada três minutos e foi posicionada em várias partes do espaço de lazer. Os moradores locais ficaram assustados com o som estridente.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo