A noite desta sexta-feira (22) será o melhor momento do ano para observar a chuva de meteoros Lyrids. Poderão ser vistos até 18 meteoros por hora, em todo o Brasil. O pico está previsto para a 1h de sábado (23), no horário de Brasília.
A Lua pode atrapalhar a visibilidade, segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do projeto EXOSS, sobre meteoros, ligado ao Observatório Nacional. Para observar a chuva, ele sugere que cada um pegue uma cadeira, um cobertor e olhe para a direção norte. A tecnologia também pode ajudar.
O fenômeno acontece quando a Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher. Os detritos que formam essa poeira entram na atmosfera, ficam incandescentes e deixam um risco luminoso no céu. Isso é o meteoro, também conhecido como “estrela cadente”.
Leia mais:
Receita Federal abre consulta ao lote residual de dezembro na segunda-feira
No Brasil, inspeção de passageiros em aeroportos é aleatória, garante Anac
Três em cada dez residências não têm rede de esgoto
Senado aprova projeto que limita ganho do salário mínimo e muda regras do BPC
A chuva de meteoros acontece quando vários deles cortam o céu partindo de um mesmo ponto, chamado de radiante. A Lyrids tem esse nome, porque o radiante está na constelação de Lira.
Quem não conseguir assistir ao fenômeno na noite de hoje para amanhã, terá outras oportunidades. A chuva de meteoros segue até o fim do mês.