A Câmara de São Paulo aprovou um projeto que autoriza o enterro de animais domésticos em cemitérios públicos da capital. O sepultamento dos animais será permitido junto aos tutores e no mesmo jazigo.
O projeto, dos vereadores Goulart (PSD) e Roberto Tripoli (PV), precisa ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT).
Ao justificar o projeto, os vereadores comentaram que animais "são membros das famílias humanas, principalmente os cães e gatos, com os quais as pessoas mantêm estreitos vínculos afetivos".
Leia mais:
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
Médicos e estudantes do Paraná embarcam em missão humanitária
STF forma maioria para manter Robinho preso por estupro
Ainda completaram que "há poucos cemitérios e crematórios particulares e que, os que existem, cobram taxas muito altas pelo enterro."
Medida popular
Não é estranho que pedidos sejam feitos aos cemitérios sobre sepultamentos de animais, mesmo antes de a lei ter sido aprovada. No Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, por exemplo, solicitações como essa são frequentes: a maioria das pessoas deseja que o seu animal seja enterrado no túmulo onde estão os tutores ou no local em que eles serão sepultados quando morrerem.