Dois cachorros da raça labrador vão ajudar nas buscas pelo helicóptero desaparecido desde a sexta-feira (29) no interior do Amazonas. A aeronave seguia da aldeia de Pentiaquinho, no município de Atalaia do Norte, para Tabatinga.
O helicóptero desapareceu por volta das 18h20, hora local. A aeronave pertence à empresa Moreto Taxi Aéreo e foi contratada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, para a remoção de pacientes da aldeia. Cinco pessoas estavam a bordo: o piloto, uma enfermeira e moradoras da comunidade.
Os cães Hope, de 2 anos, e Bêni, de 6 meses, pertencem ao Corpo de Bombeiros de Manaus e desembarcaram no município de Tabatinga no início da tarde dessa segunda-feira (1º).
Leia mais:
Ano de 2024 foi o mais letal da aviação brasileira em ao menos uma década
Exame para detectar doença rara em recém-nascidos se torna obrigatório no Brasil
Sogra de suspeita de ter envenenar bolo no RS recebe alta após 18 dias internada
Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA
De acordo com o coordenador de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Janderson Lopes, os cães têm uma capacidade olfativa 40 vezes superior à do ser humano e são muito úteis nas buscas.
"É como se a gente estivesse multiplicando essa quantidade de homens 40 vezes mais. Os cachorros acabam percebendo nuances que os nossos homens não iam conseguir perceber. Isso amplia a nossa capacidade de achar pessoas", disse Lopes.
Oito bombeiros da capital foram destacados para ajudar nas buscas.Também participam da ação homens do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, do Corpo de Bombeiros de Tabatinga, da Polícia Militar, da Defesa Civil, além da Força Aérea Brasileira (FAB).