Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto Artemis

Brasil vai desenvolver formas de cultivo de alimentos no espaço

Daniel Mello - Agência Brasil
15 mai 2024 às 16:57
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil vai desenvolver formas de cultivar alimentos fora do planeta Terra. Segundo o  presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Marco Antônio Chamon, essa é a contribuição que o país tenta levar para o Projeto Artemis.


Idealizado pela Nasa, a agência espacial norte-americana, o programa pretende estabelecer uma base permanente na superfície da Lua. A proposta é que, partir dali, seja possível lançar missões tripuladas para Marte. Uma primeira missão sem tripulação, como parte do projeto foi lançada em 2022, e uma outra, com tripulantes, está prevista para 2025.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Projeto Artemis reúne 39 países comprometidos com a proposta de estabelecer uma base lunar. De acordo com Chamon, nesse contexto, o Brasil tem buscado formas de contribuir com o projeto, apesar de não ter tradição na exploração espacial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Entenda a diferença entre assédio e importunação sexual no ambiente de trabalho

Imagem de destaque
Ar impróprio para a saúde

Queimadas tornam ar insalubre do Norte ao Sul do Brasil

Imagem de destaque
É oficial

Governo define que pessoas trans podem usar nome social em concursos públicos

Imagem de destaque
Férias e veraneio

Brasil tem 6,7 milhões de domicílios de uso ocasional, diz Censo 2022


“Quando você tiver uma base permanente na Lua, não vai poder levar todas as coisas de que você precisa a partir da Terra. Você tem que ter meios locais de produzir oxigênio, energia e comida”, explicou Chamon, ao falar sobre os problemas que precisam ser resolvidos. Ele participou do webinar (seminário online em vídeo) Negócios Espaciais e o Papel do Brasil.

Publicidade


“O Brasil está tentando contribuir em algo em que tem um protagonismo internacional muito grande, que é a agricultura”, disse o presidente Agência Espacial Brasileira. Segundo Chamon, as tecnologias devem ser desenvolvidas pela  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).


Há ainda expectativa de que os projetos para produção de alimentos no espaço possam ser aproveitados para aprimorar as práticas agrícolas na Terra, acrescentou Chamon.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Porto Alegre tem lama e cheiro de peixe morto após água começar a baixar
O recuo do alagamento em bairros de Porto Alegre deu início nesta quarta-feira (15) a uma nova etapa na limpeza de prédios e ruas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade