Sem perder nenhum set nas Olimpíadas de Paris, a seleção brasileira feminina de vôlei se classificou para as semifinais. Com show de Gabi e uma defesa sólida, o Brasil venceu a Rep. Dominicana por 3 sets a 0 (com parciais de 25/22, 25/13 e 25/17) e segue vivo na luta pelo tricampeonato olímpico.
A seleção verde-amarela tenta a sexta medalha de sua história. O Brasil foi ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, prata em Tóquio 2020 e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000.
O técnico José Roberto Guimarães já esperava um duelo complicado, mesmo ciente de que o time brasileiro tem mais história na modalidade que as adversárias. Ele lembrou que muitas atletas rivais já atuaram na Superliga e o treinador brasileiro Marcos Kweik conhece bem o vôlei nacional.
Leia mais:
Brasil bate recorde de passageiros internacionais, mas especialistas apontam potencial pouco explorado
Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos
CNU: sai nesta segunda-feira convocação de candidatos negros
Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão tem 16 desaparecidos
E as previsões do comandante da seleção feminina se concretizaram, com placar apertado no primeiro set e início do segundo, com o Brasil dificilmente conseguindo abrir uma vantagem confortável no marcador.
Com um bloqueio eficiente e bem defensivamente, o Brasil conseguiu diminuir os riscos nos ataques de Pena, principal jogadora da República Dominicana. E no ataque, Gabi mais uma vez deu show e marcou 20 pontos, seguida por Ana Cristina, com 14.
Na semifinal, o Brasil vai enfrentar o vencedor do duelo entre Estados Unidos e Polônia, que jogam ainda nesta terça, às 12h (de Brasília). A partida pela semi será na quinta (8), em horário ainda não definido. Do outro lado da chave, a Turquia já garantiu vaga na semifinal. Ela agora aguarda o confronto entre Itália e Sérvia, que acontece ainda nesta terça-feira.
COMO FOI O JOGO
Invicta nas Olimpíadas, a seleção brasileira teve uma inspirada Gabi para encaminhar a vitória no primeiro set. Sem perder nenhuma parcial até o momento, o Brasil impôs seu jogo para construir uma vitória tranquila sobre a República Dominicana no primeiro set. Com dez pontos de Gabi, o time de Zé Roberto Guimarães fechou em 25 a 22.
Dominicanas apertaram no início do segundo set, mas o Brasil segurou pressão e abriu 2 a 0. A Rep. Dominicana iniciou o segundo set com a defesa muito encaixada, provocando rallys e impedindo a seleção brasileira de se distanciar no marcador. O Brasil, porém, soube adaptar seu jogo e conseguiu uma sequência para abrir 14 a 8 no início da parcial, segurou a empolgação dominicana e fechou em 25 a 13.
Brasil sofreu, mas deslanchou no decorrer do set e garantiu vaga nas semifinais. O começo do terceiro set foi parelho, com o placar majoritariamente empatado ou com vantagem mínima para uma das seleções. O Brasil, porém, conseguiu encaixar duas sequências e chegou a abrir 19 a 13. Com a vantagem, a seleção contou com a dupla Gabi e Ana Cristina para carimbar o nome na próxima fase.