Quem nunca presenciou um flagrante digno de capa de jornal? Com a popularização e o avanço tecnológico das câmeras digitais e dos telefones celulares, é cada vez mais comum o registro de acontecimentos cotidianos por parte da população.
Pegando carona na onda do "jornalismo cidadão", o Portal Bonde inaugura o Bonde Repórter, canal em que os internautas poderão colaborar com a produção de notícias por meio de sugestões de pauta, imagens e vídeos dos mais diversos fatos.
Após serem enviadas à redação, as informações serão filtradas e checadas pela equipe de reportagem do portal. Logo em seguida, o conteúdo será publicado nos canais do Bonde com o devido crédito para quem enviou. O usuário deverá informar dados como nome para crédito e telefone de contato para eventual conferência.
Para exemplificar: durante um temporal, uma árvore cai em frente à casa do leitor, que registra a imagem e descreve os fatos na página do Bonde Repórter. A equipe recebe os dados e entra em contato com as fontes responsáveis (Bombeiros, Polícia, Copel) para confirmar as informações.
Após a checagem, a matéria é publicada, podendo ser destaque na home page do portal e até ser enviada na newsletter diária para os usuários do portal.
Para o editor do portal Bonde, Marco Feltrin, a criação do Bonde Repórter é mais um passo que consolida a interatividade do portal com seus leitores. "Em um primeiro momento, abrimos um Fórum para os internautas enviarem suas opiniões sobre as reportagens e discutirem sobre vários assuntos sem censura.
Agora, estreitamos ainda mais os laços com o leitor, que pode participar ativamente do processo de produção de notícias. Esperamos uma participação intensa do público".
Além do envio pela página do Bonde Repórter (www.bonde.com.br/reporter), usuários de telefone celular com conexão à internet podem enviar imagens e vídeos diretamente para a redação do portal, no e-mail redacao@bonde.com.br.