A tradicional bênção de Natal do papa, realizada no dia 25 de dezembro, não terá público neste ano por causa das novas medidas tomadas pelo governo da Itália para conter a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.
O anúncio foi feito pelo Vaticano nesta terça-feira (22), após a entrada em vigor do decreto do primeiro-ministro Giuseppe Conte que impõe lockdown em todo o país nos fins de semana, feriados e vésperas de feriados até 6 de janeiro.
A bênção "Urbi et Orbi" ("À cidade de Roma e ao mundo") é feita habitualmente na loggia central da Basílica de São Pedro, mas em 2020 será realizada no Palácio Apostólico do Vaticano. Nessa mensagem, o papa Francisco costuma abordar as principais crises da atualidade, como guerras e catástrofes naturais.
Leia mais:
Receita Federal abre consulta ao lote residual de dezembro na segunda-feira
No Brasil, inspeção de passageiros em aeroportos é aleatória, garante Anac
Três em cada dez residências não têm rede de esgoto
Senado aprova projeto que limita ganho do salário mínimo e muda regras do BPC
A "Urbi et Orbi" acontece duas vezes por ano, nos dias de Páscoa e Natal, porém ganhou uma edição extraordinária em 2020, em 27 de março, em um apelo pelo fim da pandemia do novo coronavírus.
Há cerca de duas semanas, o Vaticano já havia anunciado a antecipação da missa de Natal do papa Francisco de 21h30 para 19h30 (horário local) de 24 de dezembro devido ao toque de recolher noturno vigente na Itália.