Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
E previne doenças no pós-parto

Aleitamento materno deixa bebê saudável e fortalece o vínculo entre mães e filhos

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
01 ago 2024 às 10:00
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apelidado de “ouro líquido”, o leite materno deve ser o único alimento dos bebês até os seis meses de vida. Rico em nutrientes, ajuda no desenvolvimento das crianças e traz benefícios para as mães, já que reduz o risco de doenças no pós-parto. 


Nesta quinta-feira (1°) é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, um ato que conecta ainda mais mães e filhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Enfermeira do Banco de Leite do HU (Hospital Universitário) de Londrina, Renata Portero Wielganczuk explica que a amamentação traz ainda benefícios como o auxílio durante a recuperação pós-parto, redução do risco de hemorragias e do desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes e câncer de mama. 

Leia mais:

Imagem de destaque
66% de todos os casos

Consumo de álcool é um dos maiores fatores de risco para câncer de mama, diz OMS

Imagem de destaque
Inquérito corre sob sigilo

Ministro abre inquérito no STF contra Silvio Almeida por suspeita de assédio sexual

Imagem de destaque
Mudança no relógio

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Imagem de destaque
Aposta em candidatos

TSE reconhece ilegalidade de bet eleitoral para apostas em candidatos


O ato contribui para a redução das taxas de progesterona, hormônio que favorece o surgimento desse tipo de câncer.

Publicidade


O leite materno fornece nutrição completa e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, desenvolvimento cognitivo e prevenção de diarreias e infecções nos bebês.


Para as mães “de primeira viagem”, Wielganczuk reforça que o leite deve ser o único alimento oferecido ao bebê durante os seis primeiros meses de vida. O desmame é um processo natural e gradual, já que, conforme o bebê começa a consumir alimentos mais sólidos, vai continuar a mamar. O recomendado é manter a amamentação até os dois primeiros anos de vida da criança.

Publicidade


A amamentação também é vista e sentida como um momento de conexão entre mãe e filho, uma vez que fortalece o vínculo emocional. É normal, no entanto, que mães enfrentem dificuldade no início da fase de amamentação e da apojadura, que é o momento em que o leite começa a ser produzido após o parto.


MOMENTO ÚNICO

Publicidade


Há um mês a pequena Luísa, de 1 ano e 9 meses, “ganhou o título de irmã mais velha”. Isso porque o irmão Antônio chegou ao mundo, realizando o sonho dos pais. A empresária Ana Carolina Cezario Vanzella Mazzarin, 26, conta que sempre teve o desejo de ser mãe e de poder amamentar, principalmente por conta dos benefícios do leite materno.


“Poder proporcionar o leite materno aos meus filhos é uma alegria sem fim. É a certeza de que eles estão sendo muito bem nutridos, tudo o que eles precisam está presente em cada mamada”, ressalta.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Aleitamento materno previne doenças e fortalece o vínculo entre mães e filhos
Descubra os benefícios da amamentação para mães e bebês, e como a doação de leite pode ajudar recém-nascidos prematuros em UTIs neonatais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade