A Prefeitura de Apucarana (Centro-Norte) decretou nesta quinta (29) situação de emergência por conta da epidemia de dengue registrada no município. A cidade tem o maior número de casos no Estado, com 8.991 confirmações e quatro mortes.
A administração municipal informa que gastou, em 2024, 500% a mais do que em anos anteriores em ações de enfrentamento à enfermidade.
Emídio Bachiega, secretário municipal de Saúde de Apucarana, explica que o Ministério da Saúde publicou recentemente uma portaria e uma nota técnica para que os municípios que estão enfrentando epidemia de dengue pudessem fazer uma solicitação de recursos.
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"É um recurso extra porque ninguém estava preparado, dentro de suas programações financeiras, para enfrentar esse tipo de epidemia que a gente está enfrentando", ressaltou.
Segundo ele, um dos requisitos para pleitear os recursos era estar em uma situação de emergência, o que motivou o município a publicar o decreto.
"Até o momento, nós utilizamos recursos municipais e aí a gente decretou para ter uma ajuda do Ministério da Saúde no financiamento dessas ações", reforçou.
O aumento nos gastos, de acordo com ele, é decorrente, por exemplo, da instalação do Centro de Atendimento à Dengue, uma estrutura montada no Ginásio do Lagoão para receber pacientes com sintomas da doença.
A situação de emergência, segundo Bachiega, também permite que o município compre insumos e medicamentos por meio de dispensa de licitação e possa contratar profissionais das áreas de saúde e de fiscalização com mais agilidade.
Segundo ele, em janeiro foram contratados 15 agentes de endemias, além de médicos terceirizados para reforçar o atendimento nas unidades.
Em relação ao trabalho feito pelos agentes, já existe uma lei federal que permite a entrada das equipes em situações de risco à saúde pública em casas fechadas. Entretanto, segundo ele, o município prioriza a notificação dos moradores ou das imobiliárias no caso de imóveis vazios.
No caso de terrenos baldios, a prefeitura fica responsável pela roçagem e envia a conta para os respectivos donos.
A estrutura montada no ginásio da cidade conta com uma equipe completa de profissionais e funciona todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 22h. Em média, são feitos 300 atendimentos todos os dias. No local, o paciente recebe o primeiro atendimento, assim como a hidratação com os medicamentos e soro fisiológico.
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