Segundo o Manual de Etiqueta do Planeta Sustentável, editado pela Editora Abril, não há nada mais fora de moda do que usar a "vassourinha hidráulica". Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente.
Me irrita ver alguém lavando a calçada todo santo dia ao invés de apenas varrer e recolher a sujeira ou simplesmente passar um pano úmido no local. Lavar o carro todo fim de semana só por causa de uma poerinha também me dá nos nervos.
Tá certo que no bosque do Centro de Londrina, por exemplo, tanto coco de pomba precisa ser retirado diariamente e a forma mais higiênica, e eficiente, encontrada pela Prefeitura é lavar a pista com esguicho toda manhã. Não sem antes dos lixeiros varrerem a sujeira. Me desespero ao ver tanta água indo para o bueiro só para esconder o coco das nossas vistas, mas prefiro assim do que pisar nos detritos das amargosas.
Falo isso porque sou meio preguiçosa e só levo meu carro para lavar quando já não dá mais. Sem querer acabo revertendo a água que seria gasta para limpar meu sujinho com um banho mais demorado. Também procuro lavar roupa uma ou duas vezes por semana: uma máquina cheia de roupas escuras, outra com roupas claras. Toalhas de banho e lençóis são lavados a cada duas semanas. E a limpeza é feita o mais seca possível.
Sei que poderia melhorar ainda mais, e caminho para isso. E você, costuma consumir água de forma consciente? Pense nisso e tente reduzir, reciclar e reutilizar nosso bem mais precioso.