De repente me vi em meio a ambientalistas defendendo o futuro das águas nas Américas e pensei: por que não tentar tocar o coração para tentar mudar a atitude de quem está ao meu redor, como ensinou o teólogo e escritor Leonardo Boff em uma das famosas palestras que tive a oportunidade de acompanhar? Pois foi assim, meio despretensiosamente, mas com uma enorme vontade de fazer alguma diferença, que resolvi dar meus Primeiros Passos rumo a um mundo mais sustentável.
Te convido a participar, com pequenas ações, que unidas às ações dos teus amigos e da tua família, certamente transformarão primeiro a tua realidade, para depois, quem sabe, modificar também um pedacinho do mundo. Dica número um: invista nas sacolas retornáveis! Além de graciosas e espaçosas, elas são amigas da natureza e estão mais do que na moda, já que todo supermercado, e até lojas de ferragens e bugigangas, estão vendendo ou distribuindo. Tornaram-se praticamente mais uma forma de marketing para as empresas engajadas. Não pense como algo a mais no orçamento e sim como um investimento para o futuro. Eu comecei com uma e já ganhei outras três. O problema é lembrar de carregá-las na bolsa ou no carro. A idéia é: compre uma pequenina e deixe-a na bolsa (a moda das bolsonas enormes facilita a vida dos ecologistas de plantão, veja só) e esqueça, de propósito, uma sacola grande dentro do carro, essa para quem é motorizado.
Só assim para as retornáveis fazerem efeito. Ah, e se for sair de carro, ofereça carona. Não só aos amigos que costumam andar por ai à pé, mas, principalmente, aos também motorizados. Além de dividir as despesas com o combustível (e o trocado do guardador, afinal eles estão em toda parte), a turma estará poluindo menos. Primeiros passos são assim, pequenos, quase imperceptíveis, mas sempre fundamentais!