Muitas pessoas acham que é só calçar um tênis e sair correndo... Ou jogar bola todos os domingos significa ser ativo fisicamente... Não é bem assim!
É fundamental estabelecer metas e estratégias para melhorar a capacidade física, seja ele o condicionamento físico, melhoria da flexibilidade, aumento da força ou até mesmo para o emagrecimento.
E isso só é possível através da avaliação física, feita por profissional habilitado. A avaliação física consiste basicamente em uma anamnese (questionário sobre o histórico médico, histórico familiar, nível de atividade física, informações pessoais, entre outros), medidas antropométricas (medidas e composição corporal), verificação do VO2 máximo (capacidade cardio-respiratória), nível de força muscular, flexibilidade e avaliação postural.
Existem também os testes laboratoriais, amplamente utilizados por atletas profissionais que desejam melhorar a performance, mas quase não aplicados para a atividade física relacionada à saúde devido ao alto custo.
A avaliação médica é recomendada, mas não obrigatória. Normalmente é solicitada quando a avaliação física demonstrar essa necessidade, é o caso dos idosos, cardiopatas, pacientes em fase de reabilitação, pessoas com graves problemas posturais, entre outros.
É com o resultado desta avaliação física que o profissional de educação física poderá prescrever atividades com segurança, ergonomia e capaz de alcançar as metas traçadas inicialmente.
Procure um profissional de educação física e Movimente-se!