Desde o meu primeiro blog, lá em 2006, quando ainda morava no Japão, eu falava do meu sonho/desejo em ser jornalista. Na escola sempre tive mais afinidade com Português e História. As redações ou provas de história eram o que eu mais gostava de fazer.
Então, esse desejo pelo jornalismo, de fato, nasceu depois de ler o livro 'O Abusado' de Caco Barcellos. A história do Marcinho VP e toda a proximidade que o Caco tinha com as fontes me fizeram apaixonar ainda mais por essa profissão. Então, comecei a estudar o curso tão sonhado, com muita dificuldade em levar estudos, trabalho e contas para pagar, principalmente depois que comecei a fazer estágio. (pouco dinheiro!)
Então, amigos leitores que me acompanham desde 2006, eis que a sonhadora hoje pode dizer que está REALIZADA! Dia sete de dezembro de 2016 apresentei meu TCC e ele foi aprovado pela banca! O tema? É claro que foi Jornalismo de Moda! Esse tema sempre me chamou atenção, então por que não fazer disso meu objeto de pesquisa?
Como fiz o recorte?
Após pensar muito sobre o tema, percebi que no mundo acadêmico faltam referências sobre jornalismo de moda na internet. Após uma pesquisa grande notei também que existe uma grande lacuna de dúvida quando as pessoas se deparam com blogs de moda: é jornalismo, ou não é?
Como sou totalmente defensora do diploma de jornalista para qualquer pessoa que trabalha com essa função tão bela que é a de passar informação, fiz disso o meu tema! Após constatar que blogueiro e o jornalista estão tendo a mesma visibilidade na internet, resolvi pesquisar sobre o Jornalismo de moda na era dos blogs: Uma análise dos blogs Garotas Estúpidas e Lilian Pacce na Cobertura da 41º edição do São Paulo Fashion Week.
A escolha dos blogs foi bem pessoal, já que esses dois veículos já me influenciaram muito. Sou leitora assídua dos dois. O recorte para o SPFW aconteceu por conta da importância do evento no país, que é o maior e o que movimenta mais pessoas anualmente.
O resultado do meu artigo foi exatamente o que eu já esperava, o jornalismo de moda deve SIM ser exercido com qualidade e exatidão, mesmo na era dos blogs. É extremamente importante seguir alguns conceitos, que só o jornalista conhece, para que a informação seja exata, de qualidade e isenta!
Quer saber mais sobre esse mundo maravilhoso do jornalismo de moda? Clique aqui para ler o artigo completo.