Falando de Literatura

Lenda da Maria Fumaça do Natal de Curitiba

22 dez 2017 às 05:13

Em 1950, um trem modelo Maria Fumaça Mallet 204 foi fabricado nos Estados Unidos. Então ele andou um tempo por lá com um maquinista chamado Mark. Numa véspera de Natal este homem estava dirigindo o trem quando, de repente, viu uma menina loira amarrada nos trilhos. Então ele freou, rapidamente, e pediu para os céus que o veículo não passasse por cima da criança. Deste jeito, tudo deu certo. O rapaz desceu do trem e perguntou à garota:
- O que aconteceu?
A criança respondeu:
- Sou Helen e meu padrasto me amarrou, na linha do trem, para que eu morresse. Sempre sonhei em ganhar uma viagem de trem na véspera de Natal.
Assim Mark desamarrou a pequena e deu um passeio de trem com ela. Depois deixou a criança em um hospital para que fizesse exames. No dia seguinte Mark voltou ao hospital e descobriu que a pequena tinha falecido. Porém ela deixou o seguinte bilhete:
- Daqui a cinquenta anos, aquele trem virará uma Maria Fumaça de Natal que fará a alegria de muitas crianças.
O tempo passou e a Maria Fumaça Mallet 204 veio para o Brasil. Deste jeito ela foi usada para transportar carvão durante muitos anos.
Porém em dezembro de 2017 ela foi restaurada e virou um trem, com luzes e enfeites de Natal, que passa pelos bairros de Curitiba chamado a atenção das pessoas, principalmente, dos pequenos. Algumas crianças afirmaram que viram uma menina loira dentro do trem. Porém esta Maria Fumaça não aceita passageiros. Por isto dizem que a misteriosa garota pode ser o fantasma de Helen, já que o sonho dela sempre foi passear de trem nas vésperas do Natal.
Reza a lenda que se alguém fizer um pedido, durante a aparição desta Maria Fumaça, seu desejo será atendido.
Luciana do Rocio Mallon

Luciana do Rocio Mallon é formada em Letras pela UFPR , Magistério pelo Colégio São José e Hospitalidade pelo CEP.
Faz repentes e pesquisa lendas desde os 6 anos de idade.
Lançou o livro Lendas Curitibanas em 2013. Também participou das antologias: Poetas de Curitiba, As Herdeiras de Lilith, Ossos do Ofício e Túnel do Tempo – Crônicas Curitibanas. Realiza "performances" voluntárias em eventos.


Continue lendo