SEMANA LITERÁRIA & FEIRA DO LIVRO SESC - 31º EDIÇÃO.
Atividades gratuitas, mas é necessário que os interessados façam a sua inscrição.
C
onferência de Abertura: "Reinventar-se em tempos apressados" Nélida Piñon - Mediação: José Castello. Data: 10 de setembro (segunda-feira) Horário: 19h Local: Praça Sant
os AndradeEm tempos tão imagéticos, interativos e apressados, o que a literatura e a sua lentidão podem oferecer? Esta pergunta que pode parecer uma assombração para os mais conservadores e arredios à bolha tecnológica que nos envolve deve ser enfrentada com coragem pelos escritores. A literatura está diante do desafio de reinventar-se, recriar-se? Ou sua resistência está, exatamente, em manter-se distante desta balbúrdia diária, preservando seu silêncio, sua introspecção, seus mistérios e assombros? Diante de tais questões, Nélida Pinõn e o jornalista e escritor José Castello conversarão em busca de respostas ou de novas interrogações.
Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1937. Formada em jornalismo, ocupa a cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras. Em mais de cem anos de existência da instituição, foi a primeira mulher a presidir a ABL. Em 2005, foi a primeira escritora de língua portuguesa a receber o Prêmio Príncipe de Astúrias (Espanha). É autora de cerca de 20 livros, entre os quais Vozes do deserto, A casa da paixão e A república dos sonhos. Sua obra foi publicada em países como França, Suécia, EUA, Rússia e Alemanha.
José Castello nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Jornalista e escritor, é colunista do suplemento Prosa & Verso, do jornal O Globo, onde também mantém o blog A literatura na poltrona. Escreveu livros sobre a vida de Vinicius de Moraes e de João Cabral de Melo Neto. É autor deInventário das sombras, Fantasma e do romance Ribamar(Prêmio Jabuti), entre outros.
Fonte: http://cms.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao