Falando de Literatura

Harry Potter - e o segredo dos livros

02 ago 2010 às 11:14

Em 04 de agosto, iniciaremos no Solar do Rosário, em Curitiba, a oficina: Como Escrever livros para crianças e adolescentes. E é comum nas oficinas que os alunos perguntem sobre Harry Potter.

O primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, ganhou um prêmio na Inglaterra e ganhou também um lugar no coração das crianças. Por que?


Vamos analisar alguns aspectos. Primeiro, o menino é órfão. Isso é um apelo emocional. Existe alguém mais desamparado que uma criança órfã? Uma criança é indefesa diante do mundo. Ela depende de seus pais. Uma das funções dos pais é proteger os filhos.


Harry Potter é órfão. Esse fato sensibiliza. Cumpre uma finalidade: todos ficam do lado do menino desde o primeiro momento. Permanece no ar um murmúrio de: "ele está sozinho no mundo".


Os tios cuidam dele. Cuidam? Harry dorme no armário embaixo da escada. Ele não tem muitas mordomias na casa. Ao contrário de seu primo. O menino é mimado e tem dois quartos, um para dormir e outro para os brinquedos. Tudo isso sabemos no primeiro capítulo. Já dá para ficar revoltado contra a tirania do Duda, o gordinho impiedoso e mal-educado. Com essa apresentação dos personagens a autora consegue que as crianças fiquem de parte de Harry, o menino que sobreviveu, incondicionalmente.


De O Livro do Escritor, de Isabel Furini, editora Instituto Memória, 2010.


Vários livros são abordados na Oficina Como Escrever e Publicar Livros para Crianças e Adolescentes, entre eles: O Menino Maluquinho de Ziraldo, O Mistério da Fábrica de Livros de Pedro Bandeira, Bruzundunga da Silva de Sylvia Orthof, Chiquinho Pitomba de Pedro Bloch; A Sombra Fujona de Maria Heloisa penteado e outros.

Informações no Solar do Rosário, ou pelo fone (41) 3225-6232.


Continue lendo