Servindo à comunidade e ao Santuário de La Salette
A devoção de Nossa Senhora da Salette não é muito difundida no Brasil. São poucas as pessoas que conhecem essa aparição, mas mesmo assim, faço questão de incluir em nossas peregrinações sempre que possível.
O Santuário fica em cima de uma montanha. A subida é sempre complicada, mas a paisagem é lindíssima! Vale a pena cada minuto vivido nesse local. Ao chegar ao Santuário sentimos a paz de Nossa Senhora presente, é incrível! E esse Santuário vive com a ajuda de voluntários, pessoas do mundo todo que resolvem dedicar alguns meses de sua vida a servir ao próximo.
Chegando ao Santuário nesse mês de outubro, nós conhecemos o brasileiro José Américo Diniz. Ele é engenheiro, tem 54 anos, está em sua terceira peregrinação neste ano e que, após visitar o Santuário de La Salette, resolveu voltar para servir a comunidade de forma voluntária.
Eu e o voluntário brasileiro José!
Ele comentou que sua rotina no santuário é de servir no restaurante, diariamente, com três turnos e alguns intervalos. "Mal sobra tempo para ler livros!" - confessou. Em troca de seu trabalho voluntário, ele ganha estada e refeições (é possível também receber o reembolso do valor da viagem), e divide seu tempo com muitos outros voluntários - neste mês de Outubro, são cerca de 80, mas a quantidade varia de mês a mês. Ele enfatizou que o grupo de voluntários costuma ter bastante jovens do mundo inteiro, proporcionando sempre um grande intercâmbio e interação.
Uma dica: saber os idiomas Inglês ou Francês ajuda bastante a desempenhar um trabalho e a se comunicar com os peregrinos em La Salette. José também enfatizou que as portas estão abertas a todos os tipos de pessoas, de crenças e idiomas diferentes. "É um privilégio, uma grande satisfação saber que posso ser útil aqui, mesmo que temporariamente, e estando tão próximo do sagrado", ele comentou.
Adorei ter conhecido esta opção do voluntariado em La Salette e saber que tem um brasileiro por lá que nos acolheu super bem. Saímos deste santuário com ainda mais esperança e gratidão a Deus por tudo que temos vivenciado em nossa peregrinação em busca do sagrado!