Enriquecendo a alma
Depois de receber testemunhos tão intensos acerca da vida de São Francisco, é claro que o nosso guia espiritual não poderia ficar de fora dessa partilha enriquecedora. Minha conversa com o Diácono Geraldo foi um misto de sensações. Por ter conversado com sua esposa e também com sua filha, minhas expectativas foram superadas, pois um relato completa o outro.
Diácono Geraldo considera a peregrinação como um presente, e que presente! Além de aprofundar-se na vida de São Francisco, ele também guiou nosso grupo através de sua oração. "A ida pra Terra Santa nunca foi algo que tive em um horizonte muito próximo. E, de repente, isso foi se tornando em algo possível, e se concretizou em um grande presente: ter ido àquele lugar, pisado naquela terra, comtemplado aquelas paisagens, respirado aquele ar. Foi realmente uma experiência muito forte de fé, de igreja, de acolhimento, principalmente nas igrejas que estão sob responsabilidade de nossos queridos franciscanos. Eles conseguem criar um ambiente de oração, mesmo que seja um lugar de turismo, de presença de muitas pessoas que podem estar ali apenas por curiosidade e aspectos históricos. Ainda assim mantém um ambiente bastante orante e isso fez a diferença", afirmou.
Bom, dando sequência, em nossa partilha perguntei ao Diácono Geraldo sobre relação e vida familiar: "É claro que, o fato de ter viajado com a Maria Helena, minha esposa, e com a Luísa, minha filha, foi algo bastante profundo. Partilhar muitas das experiências que estávamos tendo ali foi incrível. A Luísa viveu tudo profundamente junto com os demais, e a presença de Maria Helena foi especial. A renovação de nossas promessas matrimoniais lá em Caná, momentos de oração que tivemos juntos como em Nazaré, uma hora santa restrita a poucas pessoas, foi indescritível. Não era algo previsto no roteiro, mas foi uma graça para nossa família", ressaltou.
E continuou: "Alguns lugares já nos marcam logo na chegada pelas paisagens. Jericó com aquele clima extremamente árido, aquelas grutas, as experiências nas águas do rio Jordão, Magdala com a igreja nova que se localiza às margens do mar da Galiléia, e Cafarnaum. Nazaré, eu diria que foi a experiência mais tocante na Terra Santa, por conta dessa experiência de oração na igreja da anunciação. Essa hora santa levarei pelo resto da minha vida. Depois seguindo para Roma e Itália, a experiência mais tocante foi Assis. A viagem até lá, comtemplando paisagens maravilhosas, foi uma benção. Assis parece ser o epicentro da paz mundial pela paisagem, clima e a própria cidade, além da memória de São Francisco." Conclui. Finalizar essa peregrinação em Assis trouxe um clima de paz para todos nós. Esta cidade é inspiradora.
#Peregrinação #Caná #Magdala #Assis #Nazaré #TerraSanta