Depois de tanto tempo visitando a Terra de Jesus, acabo me esquecendo de como conhecer a Terra Santa é uma experiência que muda nossa vida.
Esta semana conversei com o Celso, que participou da nossa última peregrinação à Terra Santa, em especial sobre a visita à cidade de Jerusalém. "Senti-me muito bem na cidade e quero voltar para conhecer mais desse lugar que tem muito a oferecer", disse.
Celso me contou que já visitou 28 países e as cidades mais importantes do mundo. Mas que nenhuma se comparou a Jerusalém. "É uma cidade única. O que vi em Jerusalém não verei em nenhum outro local no mundo. "
As palavras de Celso corroboram com tudo que temos feito em nossas peregrinações. Jerusalém é miscigenação de raças e crenças entre Islâmicos, Judaicos e Cristãos. O clima da cidade é algo indescritível.
Todos que ali passam saem modificados. Há tanto a se ver que faria uma peregrinação apenas em Jerusalém. O respeito e, sobretudo, a paz nessa cidade que um dia foi tomada pela guerra entre as religiões, é inspiradora.
Jerusalém deixa uma mensagem de união e amor: ‘Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei, diz o Senhor’. Conquistar o tão esperado encontro com o Sagrado exige um pouco mais do que entrega pessoal. É preciso se colocar à disposição de nossos irmãos, independe da crença de cada um.