Hoje, conversando com a Adelma, peregrina de nosso grupo nas pegadas de São Paulo, nos questionamos sobre as mudanças que aconteceram após essa peregrinação profunda, onde refletimos e caminhamos sobre a vida e a fé que moveu o apóstolo Paulo.
Para ela, muita coisa aconteceu. "Fiquei mais atenta e curiosa para conhecer a vida de São Paulo e valorizar a importância dele para as bases da nossa fé e da nossa igreja. Percebi que tenho alguns "Paulos" na família e entre os amigos", destacou. Essa fala da Adelma me levou a reconhecer também alguns "Paulos" em minha vida e, a partir daí, convido você a fazer esse exercício e conhecer a vida de São Paulo, seja através de uma peregrinação ou da sagrada escritura.
"Conhecendo um pouco da vida e obra de São Paulo e sua determinação para levar a palavra para povos e locais tão distantes e diferentes, me sinto mais encorajada para cultivar, alimentar e disseminar a minha fé, mesmo que seja para uma só pessoa como uma amiga, um neto ou um aluno", afirmou Adelma.
Esse sentimento trazido por ela define bem o que coletamos da peregrinação. Costumo dizer que minha vida é dividida em duas partes, antes e depois de peregrinar, e isso reflete na vida de todos os que estão à minha volta, mesmo nos meus laços mais rasos.
Quando encontramos exemplos que fizeram parte da construção de nossa fé, como o apóstolo Paulo, a nossa busca pelo Sagrado se torna mais ativa já que conseguimos ali nos inspirar. E a vida de São Paulo é mesmo cheia de motivos para nos encorajar.
#Peregrinação #Turquia #Grécia #SãoPaulo