Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Celebrando a Semana Santa em terra santa!

23 mar 2018 às 13:04

Compartilhar notícia

Crianças na procissão de Domingo de Ramos em Jerusalém em 2017. - Arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Que o Domingo de Ramos é uma data muito importante para o calendário católico já sabemos. Porém, hoje vou começar a contar um pouco de como é vivenciar datas tão significativas na Terra Santa. Para isso tive a ajuda do Padre Pedro Rodrigues, da Diocese de Beja, em Portugal, que hoje vive em Jerusalém para o estudo das sagradas escrituras.


Arquivo pessoal
Arquivo pessoal - Procissão de Domingo de Ramos em Jerusalém em 2017.
Procissão de Domingo de Ramos em Jerusalém em 2017.

A Semana Santa é intensa de atividades e celebrações na Terra Santa, iniciando neste domingo com a celebração de Domingo de Ramos, em que se realiza o mesmo trajeto que Jesus fez de Betfagé até entrar na cidade Santa. Cerca de 30 mil pessoas, de várias partes do mundo, participam desta procissão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal - Padre Pedro Rodrigues com peregrinos na procissão de Domingo de Ramos em Jerusalém em 2017.
Padre Pedro Rodrigues com peregrinos na procissão de Domingo de Ramos em Jerusalém em 2017.

"É muito emocionante ver gente de todo mundo cantando hosanas e aleluias em várias línguas, aclamando a entrada de Cristo", disse. Todo trajeto percorre o Monte das Oliveiras que, na tradição judaica tem um significado importante porque, dali, deveria vir o Messias. Essa grande procissão é seguida por manifestações cristãs com bandas e fanfarras. "Tudo é vivido muito intensamente. São daquelas experiências que todos deveriam sentir, ao menos uma vez na vida" salientou Pe. Pedro.

Leia mais:

Imagem de destaque

APRENDIZADO #

Imagem de destaque

Tempo de silenciar

Imagem de destaque

UM DIA ESPECIAL

Imagem de destaque

Quaresma


Arquivo pessoal
Arquivo pessoal - Crianças na procissão de Domingo de Ramos em Jerusalém em 2017.
Crianças na procissão de Domingo de Ramos em Jerusalém em 2017.

A celebração de Páscoa na Terra Santa é algo que almejo viver e, ao ouvir a forma como Pe. Pedro a descreve, fiquei com ainda mais vontade de estar um dia presente lá neste período! Recordando um breve discurso de Dom Pierbattista Pizzaballa, Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, sobre o Domingo de Ramos, fico ainda mais entusiasmada: "nós caminhamos e cantamos juntos, nos alegramos e, alguns, até dançaram mesmo sem se conhecerem, mesmo sem falarem a mesma língua. Fizemos uma ótima experiência de igreja porque nos sentimos unidos na alegria de que todos pertencemos à Cristo. Nele, nós nos encontramos. Nele nós nos entendemos. Não precisamos falar a mesma língua porque nos nossos corações, já nos compreendemos".



Jerusalém sempre me emocionou pela diversidade e respeito que vemos nas ruas e nos locais sagrados. As falas de Dom Pizzaballa e do Padre Pedro nos mostram como todos compartilham o mesmo pensamento e reflexão. Que nesta Páscoa possamos levar essa compressão e aceitação para todos os lugares por onde passarmos.


Arquivo pessoal
Arquivo pessoal - Padre Pedro Rodrigues com a cidade velha de Jerusalém ao fundo.
Padre Pedro Rodrigues com a cidade velha de Jerusalém ao fundo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo