Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bernadete, santidade que inspira

21 ago 2017 às 15:00

Compartilhar notícia

- Foto: Larissa Calsavara
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Continuamos nosso roteiro, em direção a Paris, com uma parada muito especial em Nevers, uma comuna francesa a 260 km ao sul da cidade luz. Além das construções históricas dos séculos XIV ao XVII, é lá que se encontra o convento onde Santa Bernadete refugiou-se até a morte.

Para entendermos um pouquinho: Bernadete, garota de família muito simples, mudou-se para Lourdes e lá, com seus pais e irmãos, morou em uma prisão suja e abandonada. A vida da jovem, no entanto, começou a ser transformada quando, em 1858, viu uma mulher de branco na gruta de Massabielle, com um rosário na mão e um cinto brilhante que, mais tarde, revelou-se como Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A partir de então, Bernadete experimentou a presença real de Maria 18 vezes, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque

APRENDIZADO #

Imagem de destaque

Tempo de silenciar

Imagem de destaque

UM DIA ESPECIAL

Imagem de destaque

Quaresma

Depois das aparições, começou a ser dedicado a Bernadete a ocorrência de alguns milagres, fato que aumentou sua popularidade por toda a região e, ainda, causou-lhe perseguições. Para fugir disso, a jovem se internou no hospital das Irmãs de Caridade em Nevers. Lá, sentiu em seu coração manso e puro a confirmação da vida religiosa. Assim, dedicou-se aos doentes e necessitados, demonstrando sempre o amor e a misericórdia de Deus.

Publicidade

Santa Bernadete era muito frágil e sofria de uma doença que a deixou paralisada em seus últimos anos de vidas. Ela faleceu no dia 19 de abril do ano de 1897, estando totalmente imobilizada na cama. Com a divulgação da notícia de sua morte, grande multidão foi ao convento prestar homenagens e devoção à santa.


Foto: Larissa Calsavara
Foto: Larissa Calsavara

Por causa do processo de canonização que se iniciara, o corpo de Bernadete foi exumado trinta anos depois de sua morte. E, para o espanto de todos, estava intacto, incorrupto, da mesma maneira como tinha sido enterrado, apesar de seu hábito apresentar umidade e o rosário em suas mãos ter oxidado.


O povo passou a chamar Santa Bernadete de Santa Dormente pois, em seu leito de morte, parece estar apenas dormindo. Hoje, mais de um século após seu falecimento, o corpo continua intacto e está exposto em uma redoma de vidro, na Igreja do Convento de Saint Gildard de Nevers.


Foto: Larissa Calsavara
Foto: Larissa Calsavara

A oportunidade de visitar o convento e vivenciar um pouquinho da história de Santa Bernadete encheu nossos corações com o desejo de santidade. Foi inspirador! A vida humilde e doada à conversão do mundo - como pedia a Imaculada Conceição - revigorou nosso grupo de peregrinos no desejo de alcançar o Céu... A cidade que era uma simples parada em entre Salette e Paris, se tornou para nós uma forte experiência do sagrado em nossa caminhada!


Foto: Larissa Calsavara
Foto: Larissa Calsavara


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo