A roteirista e diretora francesa Céline Sciamma iniciou sua carreira em 2004 escrevendo roteiros para curtas-metragens. Três anos depois passou a dirigir também e já chamou atenção com Lírios d’Água, seu longa de estreia. Em 2011, com Tomboy, teve seu nome consolidado no cenário cinematográfico mundial e Retrato de Uma Jovem em Chamas, que ela escreveu e dirigiu em 2019, apenas comprova seu talento narrativo. A história se passa na França, no século XVIII. Tudo começa quando a pintora Marianne (Noémie Merlant), é contratada por uma condessa (Valeria Golino) para pintar um quadro de sua filha, Héloïse (Adèle Haenel). Na verdade, a mãe quer o retrato para formalizar o casamento da filha com um aristocrata italiano. Como Héloïse rejeitou uma tentativa anterior, a abordagem de Marianne é mais sutil. Ela se aproxima da modelo, a observa atentamente e trabalha às escondidas. No entanto, a convivência entre as duas revela algo maior e mais forte. Retrato de Uma Jovem em Chamas é um filme de forte apelo sensorial. Seja no uso do som (ou da ausência dele), bem como da paleta de cores. Obra essencialmente feminina, mas tão feminina que quando um homem/ator aparece em cena, ele parece completamente deslocado, Sciamma revela completo domínio da mise-en-scène e nos brinda com um filme carregado de originalidade, beleza e sensualidade.
RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (Portrait de la Jeune Fille em Feu – França 2019). Direção: Céline Sciamma. Elenco: Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami, Valeria Golino e Armande Boulanger. Duração: 122 minutos. Distribuição: Supo Mungam Films.