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A GRANDE DAMA DO CINEMA

17 nov 2019 às 18:48

O cineasta argentino Juan José Campanella estava sem filmar em seu país desde 2009, quando ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro por O Segredo dos Seus Olhos. E a volta à terra natal não poderia ser melhor. A Grande Dama do Cinema, filme que marcou seu retorno após dez anos fora, faz homenagem à sétima arte. O roteiro, do próprio Campanella, escrito junto com Darren Kloomok, é baseado no roteiro de Los Muchachos de Antes No Usaban Arsénico, de Augusto Giustozzi e José A. Martínez Suárez. A trama gira em torno de quatro velhos amigos: uma atriz, Mara Ordaz (Graciela Borges); seu marido Pedro (Luís Brandoni), também ator; um roteirista, Martín (Marcos Mundstock) e um diretor, Norberto (Oscar Martínez). Eles vivem em uma antiga mansão nos arredores de Buenos Aires. A rotina do quarteto é quebrada com a chegada de um jovem casal que planeja comprar a casa. Campanella nos apresenta muito bem cada uma das personagens e isso nos permite uma empatia imediata. A partir daí, se estabelecem situações inesperadas conduzidas com maestria pelo diretor, tendo no veterano elenco um verdadeiro achado. A Grande Dama do Cinema faz uso da metalinguagem para nos revelar, gradativamente, as ações apresentadas. E o resultado que temos ao final é preciso e satisfatório.

A GRANDE DAMA DO CINEMA (El Cuento de las Comadrejas – Argentina 2019). Direção: Juan José Campanella. Elenco: Graciela Borges, Oscar Martínez, Luís Brandoni, Marcos Mundstock, Clara Lago, Nicolás Francella e Luz Cipriota. Duração: 129 minutos. Distribuição: Fênix Filmes.


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